h1

Old Dragon Day

09/11/2011

Por T

Olá a todos,

Demorei um pouco, mas estou aqui para relatar como foi meu dia de jogo do Old Dragon Day, no último sábado, dia 5 de novembro, evento realizado em comemoração ao aniversário do jogo.

O jogo aconteceu na filial da loja da Jambô Editora (muita gente se confundiu e achou que era na matriz, mas não, a Jambô tem duas lojas), aqui em Porto Alegre. Demoramos um pouco para iniciar a jogatina, pois topamos com um torneio de card games. O espaço não era muito grande, logo, tivemos de nos acomodar em três mesas, com três mestres (dãã!) mestrando. Foi muito legal ver todo aquele povo se reunindo, ávidos por uma boa sessão de jogo com o Velho Dragão. Foi legal ter encontrado e conversado com o povo aqui da lista que eu não conhecia pessoalmente.

No início tinha mais mestres do que jogadores, mas com tempo, e já durante o jogo, vários players apareceram. Mas vamos logo ao que interessa.

Mestrei a aventura dos kobolds endiabrados, disponibilizada para todos os mestres cadastrados no evento. Comecei com três jogadores, sendo um deles autor aqui do blog o Taverneiro, além do Lucas e Daniel, me corrijam se eu estiver errado. Só que na metade do jogo, o Peregrino, outro autor aqui do blog chegou e passou a controlar um dos npcs que eu preparei para a aventura. Bem, pra quem jogou comigo e depois leu a aventura ou conversou com outros jogadores, provavelmente deve ter percebido que eu alterei MUITAS coisas da aventura. Acrescentei armadilhas, mudei alguns monstros, inseri alguns npcs pra acompanhar o grupo, etc. Um exemplo: no momento em que os personagens entraram na dungeon, disse a eles que uma música, no ritmo de “brilha, brilha estrelinha”, cantada por uma criança era ouvida incessantemente dentro da masmorra. Sem parar. Foi divertido ver a reação dos jogadores em relação a isso. Escrevi uma letra, bem simples, meio tosca e um tanto quanto amadora, mas suficiente para dar um clima na aventura. Infelizmente não conseguimos concluir a aventura, terminando a sessão no final do nível dois da dungeon. Mesmo assim o pessoal curtiu a jogatina. Também me diverti bastante. Acho que o saldo negativo para mim, como mestre, foi que nenhum personagem morreu!!!

Brincadeira à parte, para uma primeira vez mestrando em eventos, valeu pela experiência e pela confraternização com outros apreciadores do hobby e do destemido Dragão Véio. Espero poder participar dos próximos encontros. Em seguida, gostaria de elencar os prós e contras do jogo, na minha visão como mestre:

Prós
-Jogo divertido e investigativo;
-Jogadores foram prudentes e desconfiados, vasculhando cada trecho da dungeon, pensando bem antes agir;
-Os jogadores souberam se articular e utilizar os recursos disponibilizados;
– Os npcs que estavam junto com o grupo foram bem “controlados’ e tiveram boa aceitação por parte dos jogadores. Um deles se chamava Joxer, prontamente reconhecido pelos jogadores (lembram da Xena, pois é, fiz de propósito), e ironicamente, se comportando como o Joxer do seriado, tirou um erro crítico bem no início da exploração da Dungeon, quebrando sozinho a própria espada. O outro se chamava Eric, e era um arqueiro, ao que os jogadores confundiram com o Eric do caverna do dragão, logo trocando para Hank, por se tratar de uma arqueiro;

– Momento acrobacia old school: durante o combate com um grupo de kobolds, os pequenos endiabrados realizaram uma manobra inusitada; dois deles juntaram as mãos e os braços, um tocando no antebraço do outro, para lançar no ar um terceiro kobold que corria com uma lança em direção ao grupo. Resultado: kobold voador com uma lança espetada no homem de armas do grupo com direito a dano crítico e armadura danificada, -2 na CA permanente….. foi lindo!

Contras
– Batalhas muito longas: Preciso aprender a lidar com batalhas que envolvam muitos personagens, ou então evitá-las. A velocidade do jogo diminuiu bastante nos momentos de pancadaria;
– Algumas coisas foram ignoradas durante o jogo pois em se tratando de uma aventura de evento, tínhamos pouco tempo para jogar, e ainda acabamos disputando espaço com jogadores de Card Game, o que atrasou o início do jogo;
– Acho que a minha inexperiência em eventos pode ter atrapalhado um pouco minha organização do jogo, assim como a descrição de cenas e ambiente aos jogadores.

Enfim, acho que foi isso. Espero que mais encontros como esse aconteçam. Até o próximo post.

4 comentários

  1. legal! eu tb gostei, e acho q só falta o mais dificil: se reunir mais para jogar e mestrar!

    como tudo na vida, é preciso treino! e jogar com mestres diferentes (ou ao menos, ver como eles mestram) ajuda bastante.

    achei muito legal tb conhecer o pessoal que, apesar de morar proximo, so conhecia por internet!


  2. Fala T! Adorei o relato da sessão de vocês! Com relação ao tempo dos combates isso com frequencia me incomoda também, mas sabe como eu resolvo? Minions. Isto é monstros com 1 PV. Junto deles sempre tem um líder com os PVs corretos para aquele tipo de monstro. Se eu estou achando que mesmo assim o combate está demorado, eu tiro 1 ou 2 pontos da CA do monstro. É por isso que em nome de Odin o DM sempre deve usar o escudo do mestre, assim a gente faz a sintonia fina na aventura até o nível de diversão ficar 10. Abraços!


  3. Interessante Conan. Nunca tinha utilizado tal abordagem.

    Agradeço a dica e o comentário.


  4. […] É, eu não pude participar, mas parece que a coisa toda foi muito divertida: a Red Box lançou uma aventura pronta chamada “A árvore morta dos kobolds infernais” para ser usada em todas as mesas e isso rodou o Brasil! A nossa aconteceu em Limeira/SP, na cozinha aqui de casa, e aqui tem releases das que aconteceram em Joinville,  Cabo Frio, Fortaleza, Paraibuna e Porto Alegre […]



Deixe um comentário

