h1

Treinamento em Combate para Old Dragon – Nova habilidade para Homens de Armas

30/04/2013

Continuando com as adaptações e house rules que eu estou fazendo para o Old Dragon, hoje quero compartilhar com vocês uma nova opção para os Homens de Armas. Como sempre senti falta de algo que demonstrasse as diferenças entre um guerreiro que empunha somente uma espada, de um que utiliza uma espada e escudo, mas sem que isso gerasse talentos e combinações absurdas e combos de todos os tipos, resolvi procurar algo mais simples, mas efetivo, que realmente distinguisse um personagem de outro sem estourar o sistema. Assim, considerando a modificação recente que fiz na tabela dos atributos (veja aqui), estabeleci modificadores que não ultrapassassem a ordem de +2 pontos de bônus, seja para ataque, seja para dano.

Gostaria de ouvir as sugestões de todos, pois como ainda estou testando essas novas regras, muitas alterações podem ser feitas. E caso você queira utilizar no seu jogo de Old Dragon, sem utilizar totalmente as regras que estou desenvolvendo aqui, faça o seguinte: Treinamento em Combate só pode ser utilizado por Homens de Armas, sem nenhum tipo de especialização, já que o treinamento é uma especialização em si. Certo, então vamos ao que interessa:

Treinamento em Combate

Esta é uma habilidade especial dos homens de armas. A partir do primeiro nível, o homem de armas pode se especializar no combate com armas, ao se tornar perito em estilos de combate, que se dividem da seguinte forma: Combate Especializado e Maestria em Armas. O personagem adquire treinamento em combate na medida em que avança de nível. A aquisição deste tipo de habilidade se dá através de pontos que o personagem recebe para aprender a técnica desejada. No primeiro nível são dois pontos, recebendo ainda mais um ponto no 4º nível, um no 7º nível e o último no 10º nível.

No primeiro nível, o personagem pode adquirir até duas Maestrias em Armas, ou uma Maestria em Armas e um Combate Especializado. Não é possível, no primeiro nível, a aquisição de dois tipos de Combates Especializados. O Homem de armas pode ter até dois Combates Especializados sem nenhum treinamento.  Um a partir do 1º nível e o segundo a partir do 4º nível. Caso queira aprender um terceiro tipo de Combate Especializado, o homem de armas deve procurar um tutor ou algum tipo de registro escrito para aprender tal técnica.

A Maestria em Armas concede um bônus de +2 de dano em uma arma específica, sendo que só pode ser selecionada uma vez para cada arma, mas mais de uma vez, escolhendo-se outras armas, considerando o número de pontos de treinamento adquiridos por nível.

Já o Combate Especializado existe em seis tipos diferentes: Combate com Arma de uma mão, Combate com Arma e Escudo, Combate com Duas Armas, Combate com Arma de Duas Mãos, Combate com Armas de Longa Distância e Combate Desarmado. Cada uma das técnicas possui vantagens específicas, de acordo com a descrição abaixo:

Combate com Arma de uma Mão: Concede um bônus de +2 na CA do combatente, pois se estabelece que a partir da constante movimentação do guerreiro e velocidade no uso dessa arma, além de causar dano, o personagem também consegue se defender habilmente dos golpes desferidos contra ele. O homem de armas não pode usar um escudo combinado a essa habilidade, o que acarretaria a perda do bônus. Além disso, armaduras maiores que uma cota de malha também impedem o uso dessa habilidade.

Combate com Arma e Escudo: Concede um bônus de +1 na CA e no dano do combatente, independente se este possuir maestria no uso da respectiva arma ou não. A habilidade reflete o equilíbrio que o combatente atingiu entre a proteção do escudo e o manuseio da arma escolhida. Personagens com esta habilidade podem realizar um ataque com o escudo, com um bônus de +1. O dano é de 1d4 para escudos de madeira e 1d6 para escudos de metal, mais o bônus de Força. Sem essa habilidade, o dano de ataque com o escudo seria de 1d3 e 1d4, respectivamente. Além disso, o ataque com o escudo funciona como um ataque isolado. Caso se queira utilizar um ataque combinado, deve-se aplicar as penalidades referentes ao ataque com duas armas, sem qualquer concessão de bônus. Este tipo de ataque combinado não pode funcionar conjuntamente com a habilidade de Combate com duas armas.

Combate com Duas Armas: Concede um bônus de +1 no ataque e +1 na CA do combatente. A arma na mão principal deve ser de tamanho médio e a arma da mão inábil deve ser de tamanho pequeno. O personagem pode utilizar duas armas pequenas, com as mesmas restrições e bônus. Caso queira utilizar duas armas médias, deve possuir, no mínimo, um valor de Destreza igual a 13 e um valor de Força igual a 16. Todas as outras classes podem realizar ataques com duas armas, mas somente com as regras já estabelecidas no Manual Básico do Old Dragon, com as penalidades respectivas. Todavia, o homem de armas é o único a conseguir empunhar duas armas de mesmo tamanho com maestria.

Combate com Armas de Duas Mãos: Permite que o jogador jogue duas vezes o dano da arma utilizada, sendo que o maior valor prevalece.

Combate com Armas de Longa Distância: Concede um bônus de +2 no ataque com armas de longa distância, sejam adagas de arremesso, arcos, fundas ou bestas.

Combate Desarmado: Concede um bônus de 1d4+1 no ataque desarmado. Esse bônus aumenta para 1d6+1 a partir do 7º nível de personagem. Ambos os bônus devem ser somados ao modificador de Força do personagem. O combatente pode realizar mais de um ataque por turno, considerando a regra para ataque com duas armas.

Por Thiago

Anúncios

2 comentários

  1. achei bacana, mas acho q “maestria” deveria ser de apenas uma arma


    • Pois é, queria que os termos não se repetissem, mas não encontrei um correspondente preciso para o fato do homem de armas saber usar mais de uma arma com muita habilidade, a ponto de causar mais dano.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: