São muitos títulos e vários são ótimas fontes de inspiração para um jogo de RPG, basta saber quais e que tema você procura. Confira o guia de leitura que criamos que separa por categorias os principais contos de H.P. Lovecraft.

Olá a todos!

Mesmo com uma obra pouco conhecida do grande público, H.P. Lovecraft tornou-se nos últimos anos referência de filmes, games, séries, RPGs etc. O autor já era uma inspiração para muitos produtos culturais, porém ultimamente seu nome ganhou volume, tornou-se até certo ponto uma categoria reconhecida, o “lovecraftiano”. Exemplo dessa popularidade é a quantidade de publicações do autor lançadas no Brasil nos últimos anos. São diversas editoras publicando coletâneas ou até a obra completa. A dificuldade que eu tinha, seis anos atrás, de encontrar a coletânea completa dos contos dele, hoje já não existe. No entanto, muitas publicações parecem não se preocupar com o leitor, tanto no sentido de seu interesse ao ler a obra, quanto por facilitar a leitura de um autor complicado e com diversas temáticas diferentes. É fácil achar publicações com contos de temáticas diversas como se selecionados ao acaso, não possibilitando ao leitor novato uma maior imersão no universo lovecraftiano. Também não há uma explicação do porquê de tal seleção, parece que o critério de seleção foi “cabe na quantidade de páginas”.

Por isso, abaixo segue uma lista das obras separadas por temáticas, de modo a possibilitar que o leitor escolha a temática de interesse facilitando sua imersão no universo lovecraftiano. A lista é uma seleção minha, selecionada visando obras de melhor qualidade para o contexto atual e para o uso em jogos de RPG. Sei que identificar a “qualidade” é algo bem complicado, mas considero o autor como uma rocha bruta cheia de riquezas que precisam ser refinadas, por isso ele é pouco lido. Algumas de suas obras são truncadas, lentas, cheias de descrições e isso torna algumas narrativas bem cansativas para os padrões atuais, como é o caso da obra Nas Montanhas da Loucura (que, por essa razão,  não está na lista). Por isso, fiz uma lista eliminando as obras que considero ruins para um leitor iniciante em Lovecraft. A ordem da lista também é uma dica, não que haja continuidade entre as histórias, mas é a minha percepção de uma leitura mais fácil para uma mais complexa e que exige maior dedicação do leitor. 

Então vamos para a Lista de Indicados do Taverneiro:

1ª Temática – Ciclo de Cthulhu

Quando pensamos em Lovecraft surge na mente a figura icônica de Cthulhu, então a primeira lista tem por temática os seres e divindades ligados ao mar, são elas: 

  • Dagon 1
  • A Sombra sobre Innsmouth;
  • O Templo;
  • O Chamado de Cthulhu;

2ª Temática – A Magia e Yog Sothoth

 A magia em Lovecraft ganha uma tonalidade própria, uma cor específica que trás decadência e loucura. A magia em várias obras é a temática principal :

  • O Horror de Dunwich
  •  Os sonhos na casa da bruxa.
  • O Caso de Charles Dexter Ward

3ª Temática – Espaço 

 Espaço profundo e seus horrores, seres extraplanares, uma pegada mais ficção científica: 

  • A Cor que Caiu do Espaço2
  • Sussurros nas Trevas.

Obviamente não li todas as obras de Lovecraft, mas posso dizer que já li grande parte. Por essa razão, essa lista pode ser atualizada no futuro. Também não citei várias obras que trazem elementos interessantes mas não cumprem os critérios expostos anteriormente. Minha preocupação é que os leitores iniciantes tenham a melhor experiência possível e depois, se quiserem, podem procurar por outras obras do autor. Com certeza as obras acima são as melhores de Lovecraft e lê-las levaria um bom tempo.

Este é o primeiro artigo de uma série inspirada no autor. Pretendo sempre fazer relações com o RPG. Por isso, o que você gostaria de ler aqui? Posso abordar as obras do  “Ciclo de Sonhos” do autor e refletir como elas poderiam ser usadas em um RPG. Ou mesmo, analisar uma obra específica e como poderia ser transformada para a mesa de jogo. 

O que você acha? Curtiu o artigo? Concorda com ele? Comente aqui embaixo e até!

  1. Primeiro conto de relevância do autor, pode ser escutado no link abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=zMGRxz9DCoM&t=26s&ab_channel=Impens%C3%A1vel
  2. A obra tem uma versão cinematográfica de ótima qualidade lançada recentemente. Confira o trailer no link: https://www.youtube.com/watch?v=S4uZJTnuKkw&ab_channel=TrailerTopFilmesTTFnçada recentemente