h1

Mais Classes Básicas para Old Dragon? Bem já existem por aí!!! – Bárbaro

14/04/2013

Continuando com a adaptação de mais classes básicas para o Old Dragon, a primeira você pode conferir aqui. Neste post quero falar sobre o Bárbaro e suas peculiaridades.

Tive algumas idéias sobre como adaptar o Bárbaro como classe básica para o Old Dragon, mas não fiquei satisfeito com a maioria delas. Certamente a terceira edição do D&D foi um dos principais meios de popularização da classe, ao colocá-la no livro básico do jogador, o que não aconteceu com o AD&D. Queria fazer algo que trouxesse o bárbaro mais do ponto de vista daquele suplemento para AD&D, o complete Barbarian’s Handbook, que nunca foi lançado em português. Obviamente, sabia também que qualquer jogador pós era D20 system, pós 3 ª edição do D&D iria olhar para a sua ficha e procurar pela habilidade de classe Fúria. Acho interessante essa característica, mas não acho que isso defina um bárbaro, porém é isso que muitos jogadores procuram. Então pensei, por que não procurar alguma coisa que esteja pronta, alguma adaptação que já estivesse concluída, que provavelmente seria bem melhor do que eu faria.

Complete Barbarian's Handbooks

Existem duas que eu gostei bastante. A primeira eu li na Odwiki, feita pelo Rodolfo Maximiano, vocês podem encontrar aqui. A segunda foi feita pelo Bruno Carlos Lugão, e também se encontra disponível na seção de downloads do site do Old Dragon, disponível aqui. Optei, então, por utilizar a segunda, por se combinar mais com o que eu tinha em mente. Claro que resolvi fazer alguns pequenos adendos, de modo a adaptar ao cenário e tipo de jogo que tenho em mente:

– O dado de vida passa a ser o d12;

– O Bárbaro recebe +1 nos testes de surpresa;

– O deslocamento do Bárbaro é de 12m;

– O Bárbaro só pode usar armaduras de couro. Armaduras mais pesadas diminuem o deslocamento do Bárbaro para 9m. Pode usar qualquer tipo de escudo.

– Os Bárbaros sabem falar a língua da sua tribo e ler algumas runas e símbolos. Podem travar conhecimento com outras línguas, mas dependem de ensino para aprenderem a ler;

– Ao alcançar o 11º nível, o Bárbaro pode se tornar o líder de uma ou mais tribos, das quais faça parte ou tenha conquistado!

– E finalmente, os bárbaros possuem uma habilidade especial no que concerne caça, sobrevivência e orientação em ambientes ermos. Sempre que estiverem neste tipo de situação, o mestre pode conceder bônus de +2 em quaisquer testes que envolvam um dos três tipos de conhecimento descritos acima. Além disso, o mestre pode simplesmente determinar, através da interpretação e interação do personagem (principalmente do jogador) com o cenário, que o bárbaro obteve sucesso na sua empreitada, ou que conseguiu alguma vantagem, sem necessidade de testes, sempre que o desafio envolver caça, orientação e sobrevivência em ambientes ermos (sejam de extremo calor, frio, ou quaisquer combinações possíveis). Obviamente o mestre deve utilizar o seu bom senso e analisar cuidadosamente as situações apresentadas. Um bárbaro que se criou em montanhas geladas e de pouca caça não tem conhecimento necessário para sobreviver num deserto ou numa floresta, por exemplo, já que nunca esteve nesses ambientes, nem dependeu deles para sobreviver. Algumas coisas ele pode até saber, como acender um fogueira, fugir de animais selvagens, mas saber se orientar plenamente, aí já é muito mais improvável.

Enfim, vou prosseguindo com os posts na medida do possível. Gostaria somente de registrar a qualidade do material que o Bruno Carlos Lugão fez para adaptar o Bárbaro; ficou bem legal. Certamente vou usar na minha mesa de jogo. Até a próxima.

                                                  Por Thiago

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: