Um acessório simples que criamos para organizar as magias que ajudou muito em nossas sessões.

Olá a todos!

Voltei para compartilhar com vocês um pouco do conhecimento e experiência que adquiri nas minhas aventuras.

Depois de muito tempo anotando as características e status de magias nas fichas de personagem, eu e o meu grupo percebemos que ficar olhando o livro em busca de magias e suas descrições o tempo todo, não só tirava o foco do jogador da aventura, como também atrapalhava o andamento da sessão, fazendo com que todos parassem para esperar o jogador tal, ler tal magia, descobrir o que ela fazia, para, depois de tudo isso, tomar alguma atitude.

Após muitas discussões e idéias, eu e  Zeo, outro que escreve aqui no blog, decidimos criar algo diferente, um sistema que pudesse ser usado de forma mais prática ao longo das sessões. Eis que surgiu, o modelo de cartas de magias, livremente inspirado na diagramação de magias que o Pathfinder utiliza no seu livro básico, de modo a organizar a informação de maneira sucinta e funcional.

Como eu iria mestrar Old Dragon, pensei, quão fácil seria para os jogadores se eles tivessem cartas nas mãos, sim, cartas de papel mesmo, impressas e recortadas em folha de ofício, para visualizar e rapidamente tomar decisões pertinentes à situação de jogo. Além disso, as informações de magia no Old Dragon são simples e funcionais, de rápida leitura e entendimento. Então, depois de criado o molde para as cartas, bastou que eu preenchesse com as descrições das magias, ou até resumo das mesmas, para uso durante a sessão.

E este é o resultado final, cartas de magia para Old Dragon. O link que vou disponibilizar se refere ao modelo em branco para que você possa preencher as cartas livremente, e uma carta já com informações referentes a uma magia do Old Dragon, para servir de referência e visualização. Não custa mencionar que o conteúdo da carta foi retirado do manual Fast Play do Old Dragon, com distribuição gratuita no site. Se quiserem as descrições de todas as magias, isso vocês encontram no Manual Básico do jogo, que pode ser adquirido tanto em PDF quanto em versão impressa no site da Redstore, loja virtual da Redbox editora, responsável pela publicação do Old Dragon.

E por último, a reprodução de parte do material (descrição das magias) do Fast Play está sendo feita de acordo com a licença de publicação da obra, a Creative Commons, que pode ser vista aqui. Ou seja, o conteúdo das cartas não é de minha autoria, mas sim dos autores do jogo, que permitem a divulgação e compartilhamento destas informações mediante  referência ao trabalho deles, que aqui se encontra explícito.

Com as devidas explicações, me despeço. Espero que gostem da ferramenta. Bom jogo a todos e até o próximo post.

Links:

Cartas de Magia – Modelo

Cartas de Magia – Modelo preenchido